No aniversário do naufrágio do Titanic, reviva todos os momentos do desastre que, um século depois, ainda assusta - e fascina - o mundo todo.
O Titanic foi o segundo de uma frota de três navios de luxo da empresa White Star Line. Com 269 m de comprimento e 28 m de largura, era o maior navio da época. Sua construção começou em março de 1909 e terminou em maio de 1911. Em 10 de abril de 1912, ele partiu para sua primeira viagem, de Southampton, na Inglaterra, a Nova York, nos EUA. O primeiro navio da frota, o Olympic, funcionou sem problmas. O terceiro, o Britannic, também afundou, devido a uma explosão de causa desconhecida.
No dia 14, às 23h40, o navio colidiu com um iceberg. O pedaço de gelo havia sido avistado tarde demais e, mesmo com uma tentativa de desvio, o choque foi inevitável. Diferentemente do que se imagina, o gelo não rasgou o casco: o impacto, na verdade, fez romper os rebites que uniam as chapas de aço. A ruptura, de mais de 60 m, passava por cinco salas de carga e uma de caldeira. Os 3 milhões de rebites foram aplicados com um ariete, que causa pequenas fraturas ao redor - que podem ter crescido com a pressão das águas.
Capitão Edward J. Smith |
Às 0h10, mensagens de socorro são enviadas por código morse. Um único navio veio ao resgate - o Carpathia, que estava a 93 km de distância e só chegou ao local às 4h10. Outra embarcação foi avistada e alertada com um sinalizador, mas não se aproximou. Uma teoria é de que fosse um navio pesqueiro que atuava ilegalmente, por isso seu capitão não quis se envolver. Outra teoria é de que o navio "braço curto" era o SS Californian, mas o capitão dessa embarcação sempre negou ter visto o Titanic.
Os botes salva-vidas começaram a partir às 0h45. No total, haviam 20 barcos, capazes de carregar até 1178 pessoas das 2223 que estavam a bordo. No entanto, apenas 705 pessoas foram resgatadas, pois, por despreparo da tripulação, e pela falsa impressão de que ficar no navio era seguro, os botes não foram totalmente ocupados. Embora não tivesse botes salva-vidas para todos, o Titanic não burlava a lei: na época, ela só exigia botes para 962 pessoas.
Ilustração do naufrágio |
A elevação da popa no ar rolou em dois momentos. Quando o navio começou a afundar, a parte traseira se inclinou para fora da água. O peso era demais para a estrutura do navio, que se partiu entre a terceira e a quarta chaminés - sua área mais "oca" e onde havia uma das juntas de dilatação. Após a quebra a proa e a popa submergiram em posição vertical.
Às 2h20, a popa finalmente submerge. O naufrágio termina. O último bote havia partido às 2h05 - deixando para trás mais de 1,5 mil pessoas. As que não foram levadas para o fundo do oceano ficaram se debatendo na superfície, tentando não afundar ou morrer congeladas - a temperatura da água batia nos -2°C.
Só um dos botes salva-vidas voltou para buscar náufragos - resgatou apenas quatro. Os sobreviventes vagaram em seus botes na escuridão até as 4h10, quando o Carpathia enfim chegou ao local. Demorou quatro horas até que todos subissem ao navio. O Carpathia então partu oara Nova York, aonde chegou no dia 18.
As duas partes do Titanic afundaram 3,8 km até encontrarem o leito marítmo, onde repousaram a 600 m uma da outra. Nessa profundidade, já não há mais luz, a temperatura é baixissima e a pressão é extrema. Por isso, só em 1985 houve tecnologia avançada o suficiente para encontrar os destroços, a cerca de 700 km da costa canadense.
O Gigante Derrotado
Descubra porque nunca houve outro transatlântico como ele.
Nas Entranhas do Bicho
O transatlântico era movido a carvão. Para isso, contava com 29 caldeiras, contendo 159 fornos, alimentados com mão de obra humana. Juntos, os fornos consumiam 660 toneladas de carvão por dia. Eles alimentavam dois motores, que eram os maiores construídos na época e moviam duas hélices exteriores.
Pobre, porém limpinho.
Cabine de terceira classe |
Bem na fita
As 207 cabines da segunda classe equivaliam ao que era, na época, a primeira classe de outros navios. Tinham mobília de mogno e eram esquematizadas da mesma forma que as cabines mais simples da primeira classe, com beliches acoplados nas paredes e lavabos em cada quarto. Os banheiros não eram privativos.
Eu sou rica!
Cabine de primeira classe |
Hora da Bóia
O salão de jantar da primeira classe, com decoração renascentista, era o maior ambiente. um jantar com sete pratos era o principal evento social. A segunda classe tinha um são separado, mas a comida vinha da mesma cozinha que a primeira. E o salão da terceira era bem menos, obrigando os passageiros a comer em turnos - quem perdia a vez passava fome. A segregação social era tão rígifa que cada classe recebia m prato com decoração diferente. E a despensa levava 40 t de batatas, 34 t de carne, 40 mil ovos, 300 kg de chá e mil garrafas de vinho.
Todas as cabines tinham água corrente - luxo que muitos passageiros mais pobres não tinham nem em sua casa.
Degraus do Luxo
Nada era mais luxuoso que a escadaria frontal da primeira classe, que se estendia por seis andares e levava ao salão de jantar. O domo de vidro e ferro captava a luz natural e iluminava os guarda-corpos de carvalho polido com entalhes em bronze. Um relógio no primeiro lance de escadas, representando o Tempo, era adornado por personagens que simbolizavam a Honra e a Glória.
Ilustração da Escadaria frontal da primeira classe |
Uma Estranha entre Nós
Das quatro chaminés, só três eram reais e expeliam fumaça - a quarta foi adicionada para o navio ficar mais impressionante e era usada só para ventilação. Desde a quilha (a base do navio) até o topo, o navio media 53 m de altura. Os mastros serviam de apoio para uma antena e para o "ninho do corvo" (a "cesta" de onde o iceberg foi visto).
Diversão em Alto Mar
Não faltava o que fazer nos quatro dias de viagem. A bordo, havia quatro quadras de squash, banho turco (uma espécie de sauna), duas barbearias, biblioteca, academia e vários restaurantes, bares e cafés - só para a primeira e segunda classes, claro. A terceira tinha que se contentar um único salão e uma sala de fumo.
Papo em Dia
Além de cuidar da comunicação interna, a sala de correspondência levava várias mensagens da Europa para os EUA - cerca de 3 mil sacos de correio se perderam no naufrágio. O barco tinha também um jornal próprio, o Atlantic Daily Bulletin, como notícias, anúncios, fofocas e o cardápio do dia.
Inafundável?
O Titanic era dividido em 16 compartimentos, separados por comportas, de modo que, se um compartimento inundasse, o fechamento delas faria com que os outros ficassem protegidos. Teoricamente, seria possível manter a integridade da embarcação com até quatro compartimentos inundados. Só que o iceberg danificou seis.
Os preços mínimos (atualizados) para embarcar no transatlântico
Terceira classe: R$ 1.506
Segunda Classe: R$ 2.064
Primeira Classe:
*Quarto Simples: R$ 5.000
*Com Varanda: R$ 143.000
E mais:
*A segregação social era tão rígida que cada classe recebia um prato com decoração diferente. O passageiro mais rico era o tenente coronel Jacob Astor IV, com uma fortuna equivalente hoje a R$ 3,3 bilhões. Ele não sobreviveu.
*O Titanic foi o primeiro navio com piscina aquecida.
*As luzes permaneceram acesas durante quase todo o desastre, só apagando às 2h18.
*Havia pelo menos nove cães, dois gatos e duas galinhas a bordo. Dois cachorros foram salvos nos botes.
*Ao longo dos conveses, cerca de 320 km de cabo elétrico corriam para alimentar luzes, aquecedores e aparelhos.
*A velocidade máxima do Titanic era de 23 nós (42 km/h).
Vítimas:
Primeira Classe:
119 homens mortos, 54 salvos.
11 mulheres e crianças mortas, 145 salvas.
Total de mortos: 130
Total de salvos: 199
Segunda Classe:
142 homens mortos, 15 salvos.
24 mulheres e crianças mortas, 104 salvas.
Total de mortos: 166
Total de salvos: 119
Terceira Classe:
417 homens mortos, 69 salvos.
119 mulheres e crianças mortas, 105 salvas.
Total de mortos: 536
Total de salvos: 174
Tripulação:
682 homens mortos, 193 salvos.
3 mulheres e crianças mortas, 20 salvas.
Total de mortos: 685
Total de salvos: 213
*Dos 1517 mortos, só 337 corpos foram resgatados.
A tragédia que mudou as leis de segurança naval:
- Todos os navios passaram a ter botes suficientes para acomodar todos os passageiros e a tripulação.
- Todos os navios passaram a ter rádio, que deveria funcionar 24 horas por dia.
- Foi estabelecida a Patrulha de Gelo Internaciona, consórcio entre 16 países para monitorar icebergs no Atlântico.
14 anos antes da trágica viagem, um escritor de nome Morgan Robertson (n. 1861 - m. 1915) escreveu um livro dramático intitulado Futilidade (Original: Futility, or the Wreck of the Titan), que narrava a história de um navio de nome Titan, considerado indestrutível, que em uma noite fria de Abril - tal e qual como foi com Titanic - choca-se com um iceberg e afunda. O mais assombroso é que tanto o número de mortes referido na história, como a capacidade do navio fictício, e a maioria das características técnicas do Titan eram exatamente iguais às do Titanic. Para muitos, não passou de uma estranha e arrepiante coincidência e, para outros, terá sido uma premonição e, consequentemente um aviso deixado por Morgan sobre o desastre.
Fonte: Revista Mundo Estranho Edição 123, Abril 2012;
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